Synology tem sua unidade NAS afetada por ransomware
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Informação Virtual.
O sistema de armazenamento em rede é bastante utilizado por usuários domésticos e empresas, esse sistema até então considerado muito seguro, entretanto, passou a apresentar problemas que deixam os usuários em alerta. O caso mais recente atingiu a Synology – uma das líderes no mercado.
Synolocker
O malware que afetou a Synology foi um ransomware, mais especificamente um CryptoLocker, que criptografava alguns dados dos usuários e só revertia esse processo mediante o pagamento de um “resgate” – nesse caso o valor era de 350 dólares em Bitcoin. Apesar de ser preocupante, é importante ressaltar que esse ataque afetou somente usuários com versões antigas do DiskStation Manager.
A junção do nome da empresa com o tipo de malware deu origem ao nome pelo qual esse ataque ficou conhecido, Synolocker.
Resolução do problema
A Synology não demorou a se dar conta do problema e logo fez as devidas correções no sistema, mas é preciso que os usuários atualizem seus sistemas para ter acesso a tais correções. No entanto, os criminosos responsáveis pelo ataque ainda não foram identificados.
Reforce a segurança de sua máquina
Para manter seu computador protegido contra essa e outras ameaças é importante manter todos os softwares instalados sempre atualizados, pode ser inconveniente, mas é extremamente necessário.
Baixar um antivírus também é importante. Afinal, esses programas oferecem proteção para as mais recentes ameaças, além de outros benéficos como controle paternal e proteção de privacidade.
Crédito das imagens: Free Digital Photos.
Deixe uma resposta