Quem vai sentir saudades do Windows XP? Eu não!
De acordo com o site da Microsoft, a partir de 8 de abril o Windows XP está morto… “está na hora de investirmos nossos recursos no suporte a tecnologias mais recentes, para que possamos continuar oferecendo experiências novas e excelentes.”
Durante mais de uma década o Windows XP reinou absoluto na maioria dos computadores pessoais e em computadores da maioria das empresas devido à sua facilidade e porque herdou do NT sua facilidade de integração à rede, mas em consequência também foi um dos mais vulneráveis, o que mais recebeu “remendos”, que gerou processos à MS e que gerou muitas críticas por não acompanhar as evoluções e melhorias que a maioria dos usuários e a internet exigem.
Apesar de ser considerado um dos sistemas mais amigáveis que a MS desenvolveu, o que me fez abandonar o XP foi o fato de não ter uma versão 64bits em português, pois o mundo está cada vez mais rápido e exige, consequentemente, sistemas mais rápidos.
A MS estima que cerca de 400 milhões de pessoas usam o XP, mas os mais pessimistas dizem que cerca de 70% das cópias são piratas, ou seja, o usuário não comprou.
E se fosse hoje? O XP teria o mesmo sucesso?
O Windows Vista não agradou nem aos desenvolvedores, o Windows 7 é bem melhor que o XP e o Windows 8… bom, vamos falar de coisas melhores…
O Linux tem centenas de distribuições, existe uma para cada gosto.
Existem dezenas de sistemas gráficos (os chamados gerenciadores de ambientes) que tornam o Linux bem mais customizável que o Windows.
O Linux consome muito menos recursos de processamento e memória que o Windows.
O Windows 8, de certa forma, copiou alguns recursos de ambientes do Linux, como a imagem translúcida que existe desde a primeira versão do Gnome, aquela função de abrir um menu lateral (no Windows 8 do lado direito, no Linux do lado esquerdo), a localização dos programas e funções do sistema usando busca na barra lateral, são coisas que já fazem parte do Gnome Shell, que surgiu bem antes do Windows 7.
Dispensa o mimimi de dizer que o Linux é mais seguro, mais rápido e é original
Você ainda pode optar por um sistema com suporte total tanto dos desenvolvedores quanto dos milhões de usuários, além de uma comunidade totalmente envolvida em melhorar cada vez mais um produto sem esperar lucros por parte do usuário final e ainda totalmente original e com o benefício de não ser considerado pirataria a sua distribuição.
Nós temos um Grupo no Facebook com quase (na data de hoje) 3000 membros que ajudam aqueles que querem usa-lo, com dicas e soluções de problemas.
O Ubuntu, considerado um dos mais populares, tem milhares de grupos de comunidades e de adeptos que o tornam um campeão em suporte e um excelente “garoto propaganda” do software livre no Brasil e no mundo.
O Ubuntu é compatível com Desktops (PC’s), Notebooks, Netbooks e até mobiles (em desenvolvimento), é bem mais compatível em termos de hardware que o Windows, ou seja, você instala e usa, raramente você vai necessitar de suporte ou de ter que instalar um driver para que seu dispositivo funcione.
Além do mais, quando você instala o Linux não precisa mais instalar NENHUM outro programa adicional, como player de música, vídeos, gravador de CD/DVD, pacotes de escritório (Office) e, caso queira instalar algum aplicativo, basta acessar (no próprio sistema) a Central de Programas, que traz milhares de programas prontos para serem instalados diretamente da comunidade Linux, sem precisar fazer downloads (e correr risco de instalar adwares) e instalar manualmente.
E você ainda fica livre dos adwares e malwares… aquelas barras chatas no navegador… aqueles programas que ficam exibindo propagandas na sua área de trabalho ou ficam te sugerindo produtos durante sua navegação…
Você ainda pode experimentar todo o poder do Linux sem ter que instala-lo, navegar na internet, ouvir música, assistir filmes, bater papo, acessar sua rede social favorita, tudo isto diretamente do LiveCD (algumas distribuições não tem LiveCD e alguns formatos de arquivos necessitam instalações adicionais).
O LibreOffice (pacote Office nativo do Linux) abre e salva os arqui vos de qualquer versão da Microsoft Office e ainda você pode gravar seus documentos diretamente em PDF sem ter que instalar uma impressora virtual PDF ou um complemento, como exige o Windows.
O melhor player de vídeos e música, o VLC Player roda no Linux;
O Braseiro e o K3B permitem que você faça as mesmas coisas que fariam no Nero Pirata.
Quer coisa melhor que isto?
Então, joguemos uma pá de cal no XP e nos livramos de vez das algemas da pirataria…
Quer experimentar o Linux?
Conheça nosso Grupo SOS Linux no Facebook.