Archive for agosto, 2009

Escolha o Blog do Mês de Agosto de 2009

À partir de agora você já pode escolher o Blog do Mês de Agosto de 2009. Os candidatos são:

Para escolher o blog do mês basta votar na enquete que encontra-se na barra lateral deste blog. O resultado será dado no próximo sábado, dia 05/09/2009. Não serão contabilizados votos feitos através de comentário ou e-mail.

Vote agora mesmo e prestigie o trabalho dos blogueiros!

Blog da Semana #54

Design on the RocksEsta semana o blog escolhido é o Design on the Rocks, do Domenico Eric Justo.

O blog possui um vasto conteúdo com exemplos incríveis de trabalhos realizados por designers do mundo todo.

No blog você vai encontrar vários trabalhos realizados nas mais diversas áreas do design, como, design de embalagem, design de interiores, logotipos, ilustração, web design, além de dicas de cursos, tutoriais, livros, revistas, concursos, e muito mais. Todos os posts contam com introduções explicativas, criadas pelo autor do blog, sobre os trabalhos apresentados.

Para quem trabalha na área, o blog Design on the Rocks pode servir de fonte de inspiração, principalmente para aqueles dias em que você tem a impressão de que seu cérebro saiu pra dar uma volta. Para quem não é do meio vai, com certeza, se encantar com a criatividade e a beleza dos trabalhos produzidos pelos profissionais do design.

O Design on the Rocks certamente vai mudar a sua forma de ver o mundo. Vale a visita!

7 bilhões de árvores até o final de 2009

Plantemos para o Planeta

Com a iniciativa Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores, pessoas, comunidades, empresas e indústrias, organizações de sociedade civil e governos são encorajados a plantar árvores e a exprimir seu apoio por meio da página da web do PNUMA. O objetivo é plantar 7 bilhões de árvores até o final de 2009. Ainda da tempo!

Um esforço de alcance mundial

Ao reconhecer que há muitas iniciativas de plantio de árvores ao redor do mundo, a proposta do PNUMA é integrar esses esforços tanto em áreas rurais como urbanas. Pessoas e entidades – indivíduos, grupos infantis ou jovens, escolas, grupos comunitários, organizações não-governamentais, agricultores, organizações do setor privado, autoridades locais, governos nacionais – são encorajados a se comprometer por meio do preenchimento do formulário online. Os compromissos podem ser desde uma até 10 milhões de árvores.

A pessoa ou entidade que fez o compromisso por meio do site passa a ser, a partir de então, o responsável pelo plantio da quantidade acordada. O site registrará o andamento dos compromissos firmados, bem como publicará fotos e números relativos aos objetivos atingidos pelos membros da campanha.

A campanha encoraja o plantio de árvores nativas e que são apropriadas ao meio ambiente local .

VOCÊ SABIA?

 

1 – Os maiores e mais longevos seres vivos da Terra são árvores.

2 – Milhões de hectares e bilhões de árvores terão de ser plantados para estabilizar os recursos hídricos e do solo e para atender a demanda por lenha.

3 – Para recuperar a perda de árvores durante a década passada, devemos plantar 130 milhões de hectares (ou 1,3 milhão de km²), uma área equivalente ao Peru.

4 – Para cobrir 130 milhões de hectares, seria preciso plantar 14 bilhões de árvores por ano ao longo de 10 anos consecutivos. Isso demandaria a cada pessoa plantar e cuidar de pelo menos duas mudas por ano.

5 – É necessário reabilitar dezenas de milhões de hectares de terra degradada e reflorestar a Terra para restaurar e manter a produtividade do solo e os recursos hídricos.

6 – A expansão da cobertura arbórea de terras desmatadas reduz a pressão sobre as florestas primárias remanescentes, ajudando a preservar habitats e conservar a diversidade biológica da Terra….

Gostou? Para conhecer mais curiosidades continue lendo aqui!!!

Instruções sobre o plantio de árvores estão disponíveis aqui! Confira nossas dicas e plante a sua árvore!

Junte-se a nós nessa Campanha! Cadastre-se aqui e seja um Voluntário Divulgador da Campanha “Plantemos para o Planeta”

Para outras informações sobre a Campanha “Plantemos para o Planeta” do PNUMA, acesse o site.

 

“O grande francês Marshall Lyautey uma vez pediu ao seu jardineiro para plantar uma árvore. O jardineiro reclamou que árvore demoraria a crescer e não alcançaria maturidade por 100 anos. O Marshall respondeu ‘Neste caso, não há tempo a ser perdido, plante-a esta tarde!’”
John F. Kennedy


Onde as marcas e os consumidores se encontram

Desde o surgimento do Orkut, o brasileiro passou a utilizar cada vez mais as redes sociais, comunidades virtuais onde você pode compartilhar de tudo, músicas, vídeos, fotos, textos, livros e até mesmo marcas, isso mesmo, marcas de produtos, serviços e empresas.

A rede social Drimio é um exemplo de comunidade onde você pode mostrar ao mundo quais são as marcas que você admira e também aquelas que você não curte muito, dando sua opinião, atribuindo notas, indicando para seus amigos, divulgando vídeos, imagens e textos sobre elas, enfim, é o local onde as marcas e os consumidores se encontram.

A rede Drimio é vantajosa tanto para o consumidor, que passa a conhecer a opinião de outros usuários sobre uma determinada marca, quanto para as empresas, que encontram na rede uma fonte valiosa de informações sobre sua marca e sobre as marcas de seus concorrentes. Isso torna a Drimio uma mina de ouro para os departamentos de marketing de qualquer empresa, afinal de contas a opinião dos consumidores, cada vez mais exigentes, tem muito valor para as empresas hoje em dia.

Qualquer pessoa pode cadastrar qualquer marca que ainda não esteja no banco de dados da rede Drimio. As marcas cadastradas pelos usuários ficam aguardando um representante oficial, que passa a administrá-la assim que for homologado pelo administrador da rede.

Além da possibilidade de você poder cadastrar marcas de outras empresas, você também pode cadastrar a sua propria marca, caso tenha uma. O Informação Virtual foi uma das primeiras marcas com representante oficial na rede Drimio, no caso eu mesmo. ;-)

Você também pode convidar seus amigos ou fazer novos contatos na rede, vincular marcas ao seu perfil e descobrir o nível de afinidade entre você e seus contatos.

Acima de tudo, a Drimio é uma rede social muito divertida e seu conceito é um dos mais interessantes que encontrei na internet nos últimos tempos.

Portanto, se você ainda não conhece ou não faz parte da Drimio, a rede social das marcas, cadastre-se agora mesmo, é rapido e grátis.

Não deixe de ver:

Meu perfil na rede Drimio

Informação Virtual na rede Drimio

Blog da Semana #53

Café com NotíciasEsta semana o blog escolhido é o Café com Notícias, do Wander Veroni.

O Café com Notícias é um blog jornalístico que tem como característica divulgar as principais notícias e analisá-las. Além disso, no blog, o jornalista Wander Veroni também escreve matérias sobre diversos temas, sempre muito relevantes e atuais.

O Café com Notícias, sem dúvida, é referência na blogosfera brasileira, tendo sido indicado a importantes prêmios na internet, como o Ibest, Peixe Grande, Top Blog, entre outros.

Já acompanho o blog do Wander há algum tempo, e admiro seu trabalho como blogueiro. Com certeza, o Café com Notícias é mais um blog que deve fazer parte da sua lista de favoritos.

Este mês o Café com Notícias está comemorando 2 anos de existência, e está com uma promoção super especial. Visite o blog e confira!

Entrevista do Mês – Juliana Sardinha, do Dicas Blogger

A entrevista deste mês é com a Juliana Sardinha, autora de um dos mais bem sucedidos blogs brasileiros, o Dicas Blogger.

O Dicas Blogger faz parte da elite da blogosfera brasileira, mas é claro que isso não aconteceu da noite para o dia, foram meses e meses de trabalho e dedicação da Juliana, que agora comemora os dois anos do blog com uma promoção muito legal (vide post anterior).

Nesta entrevista você vai ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre blogs e conhecer uma pessoa que bloga por prazer, mas com muito profissionalismo e respeito aos seus leitores.

Quem é a pessoa que está por trás do Dicas Blogger?

Eu sou a Juliana, estou com 39 anos de idade, nasci em Cruzeiro, SP, mas fui criada em Itajubá, MG, portanto me considero mineira. Formei-me em 1993 pela Faculdade de Medicina de Itajubá e atuo na área de psiquiatria desde 1993. Sou geralmente calma e bem humorada. Gosto de viajar, de assistir a um bom filme e de estar com a minha família. E, claro, sou geek assumida.

Hoje você é uma das blogueiras mais influentes do Brasil. A que você deve todo este sucesso?

Sou? (risos) Na verdade muitos dizem que sou famosa, influente, a “dama da Blogosfera”, mas eu não me sinto assim. Tudo que faço é com um único objetivo: compartilhar conhecimentos.

Quando eu descobri a informática e a internet, fiquei encantada e, ao mesmo tempo, muito perdida. Saí em busca de fóruns e sites que pudessem me ajudar e fiquei impressionada com a quantidade de gente bacana que cruzou o meu caminho cibernético.

Depois de algum tempo, resolvi que eu queria fazer o mesmo: ajudar os novatos. Desse desejo surgiu uma comunidade no Orkut, o meu primeiro blog e depois o Dicas Blogger.

Desde que comecei, em 2006, procurei dar o melhor de mim. Criei meu 1º blog do zero e mal sabia instalar um widget, quanto menos trocar o template. Passei a estudar bastante, a me relacionar com outros blogueiros e a ler muitos blogs, a fim de entender que mundo novo era aquele. Acabei gostando e passei a compartilhar tudo que eu ia aprendendo. Eu sempre fiz questão de conversar com os meus leitores, de pedir opiniões, de justificar mudanças e acredito que isso tenha ajudado muito no crescimento do blog.

Quais são suas referências? Quem você admira nos mundos virtual e real?

Desde o início, minhas referências foram o Cardoso e a Nospheratt. Jamais vou conseguir escrever como eles, mas pelo menos já consegui entrevistá-los. (risos)

E aprendi muita coisa sobre o Blogger com este trio: Ariane, Áurea e Compulsivo

No mundo real? Minha família, com certeza!

Como surgiu a ideia de criar o Dicas Blogger?

Eu ainda mantinha uma comunidade sobre Segurança Digital no Orkut e desejava expandir meus horizontes, para alcançar um número maior de usuários. Resolvi criar um blog no Uol e colocar lá o que eu sabia sobre informática. Como o serviço de blogs do Uol era pobre em recursos, fui tentar descobrir algo melhor. Foi quando tive meu primeiro contato com o Blogger. Passei a desvendar os seus mistérios, dei início ao Antivírus e Segurança ( que hoje se chama Dicas de Informática) e daí surgiram leitores interessados em fazer um blog também. Como eu já tinha algumas coisinhas anotadas pra não esquecer, passei a publicá-las. O nome? Dicas Blogger :P

Blogar dá dinheiro? Que conselhos você daria a alguém que pensa em criar um blog com este objetivo?

Dizem que dá (risos). Estou tendo meus primeiros contratos particulares e eu acho que é daí que podemos esperar algo melhor, pois a maioria dos programas de afiliados rende muito pouco. Eu só uso o Adsense, mas já testei vários. Cheguei a escrever um artigo falando sobre a importância de nos valorizarmos: Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto

Pra ganhar dinheiro com blogs é preciso, antes de tudo, atrair visitantes. Quanto maior o número de visitantes, maior a probabilidade de cliques e conversões em anúncios.

Alguns blogueiros se especializaram em trabalhar com hypes, publicando posts com assuntos que estão estourando na mídia. Esses blogueiros, certamente, devem estar faturando. 

Você é contra ou a favor os posts pagos?

Totalmente a favor. Veja só, para um blog crescer e produzir um conteúdo de qualidade é preciso muita dedicação por parte do blogueiro; são horas dedicadas à pesquisa e outras tantas escrevendo os artigos, respondendo comentários. Como fazer tudo isso somente nas horas vagas? É impossível. Então o dinheiro tem que vir de algum lugar. Que venha da publicidade veiculada no próprio blog.

Acho importante manter a transparência. Eu optei por informar meus leitores quando um post for pago e deixei isso claro no meu Midia Kit.

O que mais lhe irrita e o que mais lhe agrada no mundo virtual?

O que me irrita no mundo virtual é a mesma coisa que me irrita no real: gente folgada, preguiçosa, arrogante, mal educada e esnobe.

E o que mais me agrada é poder conversar e aprender. 

Muitos blogueiros iniciantes acabam optando por plagiar blogs e sites de sucesso. Você acha que fazem isso por má fé ou por desconhecimento das regras? Que dicas você daria a estes novos blogueiros?

As duas coisas acontecem e para evitarmos os que agem por ingenuidade, sugiro que a licença do blog fique em um local de fácil acesso, pra ninguém depois dizer que não sabia.

Aos novos blogueiros eu sempre digo: leiam muito e produzam o seu próprio conteúdo. 

Qual a sua opinião sobre a licença Creative Commons?

Acho válida, mas mudei a licença do Dicas Blogger pois estavam passando do limite. Conforme eu disse na resposta à questão 2, sou totalmente a favor do compartilhamento, desta coisa colaborativa da internet. O que eu não aceito é a cópia integral de um artigo meu. Não me importa que surjam N novos metablogs; eu até incentivo, linkando e divulgando os melhores, mas não admito que usem o que eu produzi, sem a minha permissão. O conteúdo que disponibilizo já é gratuito, de livre acesso, mas não é para ser copiado. A licença CC dá margem a acreditarem que basta colocar o link que está tudo bem. Não está não. 

O que você pensa sobre a inclusão digital no Brasil? Qual seria o melhor caminho?

Eu acho bacana que todos possam ter acesso ao maravilhoso mundo da informática, o problema é que tem muita gente chegando sem nenhum preparo. Não conhecem o básico e não se interessam em aprender. 

Você pretende, futuramente, migrar para outra plataforma, como o WordPress, por exemplo? Por quê?

Este é um projeto que venho adiando, até porque foi graças ao Blogger que o Dicas Blogger cresceu. Tenho investido em outros assuntos e nem considero mais o DB um blog voltado apenas para usuários do Blogger, e sim para qualquer tipo de blogueiro, mas eu gosto da plataforma, apesar dos problemas. 

Em que o Twitter pode ajudar ou atrapalhar a vida do blogueiro?

O Twitter só ajuda. Pra você ter uma idéia, ontem fiz um teste: publiquei um post e não avisei no Twitter. Passaram-se algumas horas e só recebi um comentário. Hoje, 90 % das minhas inspirações vêm das conversas pelo Twitter. 

Você desistiu de levar o Dicas Twitter adiante. Por que abandonou uma ideia que parecia ser tão promissora?

Porque eu ainda não sou problogger (risos). Eu trabalho bastante como médica e por causa dos blogs e do Twitter, eu estava deixando minha vida pessoal em segundo plano. Decidi investir apenas no Dicas Blogger. 

Quais são seus planos futuros na blogosfera? Algum projeto em vista?

Eu não sou de fazer planos. À medida que as idéias vão surgindo, eu coloco-as em prática.

Pretendo, ainda neste ano, dedicar metade do meu horário comercial ao blog. 

Para você, blogar é…

Um grande prazer, é a minha terapia. 

Gostaria de dizer mais alguma coisa aos leitores do Informação Virtual?

Quero agradecer ao Rodrigo pela oportunidade e parabenizá-lo pelas perguntas, que foram muito bem elaboradas.

Promoção de aniversário do Dicas Blogger

Dicas BloggerNo dia 31 de agosto de 2009 o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, uma das blogueiras mais influentes do Brasil, irá completar 2 anos de vida e está com uma super promoção para você que tem um blog.

Para participar é muito fácil, basta você criar um post sobre o Dicas Blogger e preencher um formulário de participação até o dia 30 de agosto. Será um ganhador para quem fizer o melhor post, de acordo com o julgamento da propria Juliana, e outros por sorteio. Já vou adiantando que os prêmios são muito legais!

Para conhecer os detalhes acesse o post da promoção no Dicas Blogger.

Como o Dicas Blogger já foi citato no Blog da Semana #42 aqui no Informação Virtual, decidi não criar outro post apenas para participar da promoção, achei que seria anti-ético. Então, resolvi somente divulgar a promoção, pois sou um grande admirador do trabalho da Juliana na blogosfera brasileira e acredito que seu trabalho tem ajudado muita gente a blogar melhor, inclusive eu.

O Informação Virtual deseja boa sorte a todos os participantes!

Blog da Semana #52

Saber é Bom Demais!!O blog desta semana é o Saber é Bom Demais!!, da Ester Beatriz.

Muita informação e conhecimento é o que você vai encontrar no blog da Ester, tudo com muita qualidade e relevância.

O Saber é Bom Demais!! é muito bem organizado em diversas categorias e seu conteúdo é excelente, com assuntos sobre cultura, tecnologia, atualidade, comportamento, diversão e muito mais. Apesar de ser mantido por hobby pela autora, o blog é bastante profissional.

Se você ainda não conhece o Saber é Bom Demais!! visite-o e descubra porque ele está entre os grandes da seção Blog da Semana do Informação Virtual.

Links IV – 09 de agosto de 2009

Estes são os posts indicados durante esta semana na comunidade oficial do IV no Orkut:

Utilnet – Como perder a barriga (inclui vídeos para abdominais)

Luka Free – Arte com brinquedos

Curiosando – Wallpapers | Minimalistas

Blog do Catarino – A Importância do aprendizado

[In]Commun Séries – Top 10 – Dez celebridades despidas com “cuecas” super bizarras

Atenção: O Links IV será descontinuado por tempo indeterminado. Obrigado a todos que participaram desta seção.

Continue participando da nossa comunidade no Orkut!

Blog da Semana #51

A partir de hoje o Blog da Semana será sempre aos domingos.

Design TecnológicoEsta semana o blog escolhido é o Design Tecnológico, do Rodrigo.

O Design Tecnológico é um blog que mostra tudo o que rola no universo da Web 2.0.

São dicas de ferramentas e serviços disponíveis na internet, além de informações sobre segurança, SEO, e-books e mais uma serie de posts muito bem divididos em várias categorias.

O blog tem muito conteúdo legal, as dicas são excelentes, e o design simples valoriza a informação.

Sem dúvida, o Design Tecnológico é um blog que deve fazer parte da sua lista de favoritos e feeds.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin