Archive for julho, 2009

Blog da Semana #50

Quarto UniversitárioO blog desta semana é o Quarto Universitário, de vários autores.

Um blog irreverente, escrito por um grupo de amigos, sobre assuntos como, blogosfera, cultura, esportes, coisas de homem, notícias, ou seja, tudo aquilo que faz parte do mundo universitário.

O blog é bem humorado, com assuntos interessantes e, ao contrário do que se possa imaginar, é também super organizado, as categorias são bem dividas e o design caiu como uma luva.

A galera do blog realmente sabe como dosar informação de qualidade e humor na medida certa, sem apelar para o baixo nível.

Se você está em busca de conteúdo informativo, escrito de forma bastante descontraída, tem que conhecer o Quarto Universitário!

Saiba mais sobre a Gripe A

 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Gripe A é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

O influenza A da Gripe A já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México -considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto:

O que é a Gripe A?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A Gripe A tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a Gripe A também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de Gripe A é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da Gripe A, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da Gripe A não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral.

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a Gripe A e a gripe comum?

A Gripe A é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com Gripe A pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis -crianças e idosos- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a Gripe A?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Trata-se de um novo tipo de Gripe A?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de Gripe A. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.

Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela Gripe A, entre eles a Argentina e o Chile.

A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.

No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Como eu posso me prevenir da doença?

Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a Gripe A?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Onde posso obter mais informações sobre a Gripe A?

Na página do Ministério da Saúde na internet você encontra mais informações sobre a doença, métodos de prevenção, etc.

Gostaria de divulgar materiais com informações sobre a Gripe A em minha comunidade. Como posso obtê-los?

O Ministério da Saúde criou diversas peças publicitárias de apoio ao controle da epidemia da Influenza A H1N1. As peças produzidas têm uso específico e as recomendações de uso devem ser seguidas de acordo com as indicações.
 

Saiba mais no Portal Voluntários Online

Seja um voluntário online você também!

Especialista explicará como ter um e-commerce de sucesso

O comércio eletrônico é hoje um dos mais lucrativos canais de venda no mundo. A expectativa para 2009 é que o e-commerce movimente 10 bilhões de reais somente no Brasil. Hoje, 13,2 milhões de brasileiros compram na internet, segundo dados da empresa E-bit. Fatores como o aumento da confiança nas transações e a chegada das classes de menor renda à web possibilitam esse crescimento. O número de consumidores que compram pela internet aumentou 39% em 2008 em relação a 2007 no país. Dessa forma, o crescimento de compras pela Internet assustadoramente dobra a cada dois anos e as grandes empresas já perceberam que possuir um comércio eletrônico não se trata mais de estar na vanguarda, mas é uma questão de sobrevivência no mercado. Apesar disso, muitos empreendedores não estão suficientemente preparados para esta atuação e acabam por não alcançar sucesso nas vendas online.
Pensando nas dificuldades e carências técnicas do setor, o publicitário, consultor de internet e autor do livro “Google Marketing” (o livro de marketing nacional mais vendido no país), Conrado Adolpho irá realizar o evento “Os 7 Segredos do Comércio Eletrônico”. Com uma equipe especializada em desenvolver e divulgar sites de e-commerce, Adolpho irá ministrar um treinamento com viés prático, apontando estratégias concretas para aumentar a lucratividade das vendas pela web. O evento ocorrerá no dia 22 de agosto, no São Paulo Center, em São Paulo, e terá oito horas de duração. Inscreva-se!

Para quem já tem e para quem quer ser um empreendedor na internet

O conteúdo do curso “Os 7 Segredos do Comércio Eletrônico” é fruto de um método criado e desenvolvido pelo próprio Conrado Adolpho, que reuniu em sete regras de ouro os conceitos-chave a serem aplicadas no planejamento, confecção, divulgação e na mensuração de sites de comércio eletrônico. Essas regras têm sido utilizadas pelo consultor em projetos de diversos clientes ao longo de sua carreira e tem mostrado sua eficácia dia-a-dia.
Buscando maior lucratividade para quem já possui uma loja eletrônica, o evento irá apresentar as novas tecnologias que podem servir como trampolim para a melhoria de resultados.
Os profissionais e empreendedores que ainda não estão nesse segmento e desejam conhecer mais sobre esta forma de negócio, conhecerão o potencial de crescimento do comércio eletrônico e construirão uma base sólida para montar seu primeiro site da maneira correta, já visando retorno imediato.
Além do evento que ocorre em maio, será lançado um livro homônimo trazendo o conteúdo do treinamento em fascículos mensais. Esse conteúdo já será distribuído aos participantes do curso.
Para outras informações e inscrições acesse o hotsite do evento.

Serviço:

Curso Os sete segredos do comércio eletrônico

Data: 22 de agosto
Local: São Paulo Center – São Paulo
Horário: 9h00 às 18h00, incluso dois coffee-breaks e almoço

Sobre o Palestrante:

Diretor de marketing da Publiweb Marketing Digital há quatro anos, o publicitário multimídia Conrado Adolpho cursou ITA, Unicamp e IBTA. É formado em marketing e pós-graduado em economia. Atua há mais de 10 anos no mercado, como professor, palestrante e publicitário em agências de marketing. Sócio em algumas empresas virtuais, é um dos primeiros profissionais no Brasil a ser certificado pelo Google com o “Google Qualified Individual”. É o brasileiro que mais vendeu livros de marketing no país em 2008 com o livro “Google Marketing”, o 4º livro mais vendido no ranking geral de livros de marketing, ao lado de Philip Kotler e Paco Underhill.

CONTATO:

Aline Godoy
19-3255-6742
[email protected]

Link direto para o hotsite do evento:

http://www.comovendernainternet.com.br/?palestra=4a71d6e65bb00

Guia prático e rápido de instalação do WordPress

Este é o primeiro de alguns tutoriais que farei sobre o WordPress, que na minha opinião é o melhor sistema para criação de blogs pessoais e profissionais.

Antes de começar é importante que você já tenha contratado um serviço de hospedagem de sites que suporte PHP e MySQL e que tenha a última versão do cPanel (painel de controle da hospedagem).

Eu recomendo a empresa que hospeda o Informação Virtual, pela sua qualidade e preço, mas com uma rápida pesquisa no Google você vai descobrir que existe uma infinidade de empresas de hospedagem com preços e recursos variados.

Alguns servidores PHP/MySQL estrangeiros oferecem hospedagem gratuita, no entanto eu não recomendo para quem deseja ter um blog mais profissional.

Acompanhe no tutorial abaixo como instalar de forma prática e rápida a última versão do WordPress em português do Brasil. Você vai perceber que o processo é bastante simples, basta ter atenção para cada etapa da instalação.

Este tutorial possui legendas explicativas para facilitar a execução de cada etapa.

Para uma melhor visualização, eu recomendo que você clique na opção “Fullscreen view” no canto inferior do player.


Capture your screen in seconds

Caso o vídeo acima não esteja disponível acesse:

http://www.screentoaster.com/watch/stVE1XSkVLQVFYQFhUW1NY

Para fazer o download da última versão do WordPress em português do Brasil acesse:

http://br.wordpress.org/

Se você gostou deste tutorial recomende-o, deixe também seu cometário dizendo o que achou.

Nos próximos tutoriais eu vou explicar como configurar o blog, criar posts, mudar o template, instalar plugins… Sempre usando uma linguagem simples de entender!

Links IV – 26 de julho de 2009

Estes são os posts indicados durante esta semana na comunidade oficial do IV no Orkut:

As Aventuras de Chicuta e Rebelo – Eu sou viciado em Blog…

Utilnet – Os 10 carros mais caros do Brasil e os 10 carros mais caros do Mundo

Curiosando – Flash: Show de Preloaders

Blog do Catarino – Sua Fome como indicador de Saúde

Luka Free – Pérolas do Enem

[In] Commun Séries – Teclado de seu computador pode causar doenças – Saiba como…

Você também pode ter seu post divulgado aqui e ao mesmo tempo na comunidade do IV no Orkut, ou seja, maior visibilidade para seu blog! Conheça as regras.

Clique aqui para enviar o link do seu post a ser divulgado no próximo domingo, 26 de julho, aqui no Informação Virtual!

Blog da Semana #49

Virtual Z1Esta semana o blog escolhido é o Virtual Z1, do AndersonZ1.

O Virtual Z1 é um blog sobre tecnologia, internet, mundo digital, dicas para blogueiros, repleto de informações interessantes e com muito bom humor.

Os assuntos do blog estão bem divididos em categorias, como, blogger, curiosidades, entretenimento, gadgets, games e testes, hardware, internet, redes sociais, wordpress, entre outras, o que facilita bastante a vida do leitor que busca um assunto específico.

O destaque vai para a página “Sobre” do blog. Muito bem elaborada e divertida, a página dá uma boa ideia do alto astral do blog, que é uma das suas principais características.

Apesar de ser relativamente novo, o Virtual Z1 já possui bastante conteúdo e vale a pena ser visitado com frequência.

Divulgue sua blogagem coletiva em um indexador específico

Blogagem Coletiva.orgMuitos blogueiros utilizam serviços de indexação de notícias para divulgarem seus posts, como o Ocioso, Colmeia, Uêba, LinkLog, entre outros, e com isso ganham bastante visibilidade na blogosfera.

O Blogagem Coletiva.org faz exatamente a mesma coisa, no entanto é voltado especificamente para a divulgação de assuntos, causas, manifestações culturais ou iniciativas que busquem o conhecimento coletivo, ou seja, é um indexador de blogagens coletivas.

As blogagens coletivas servem para divulgar campanhas sobre os mais diversos assuntos na blogosfera e, com isso, conscientizar o maior número de pessoas em torno de uma determinada causa.

Pelo fato de o Blogagem Coletiva.org ser um indexador específico, torna-se muito mais fácil divulgar sua causa e, com isso, o serviço acaba sendo uma opção mais eficaz para este fim.

Além de divulgar suas blogagens coletivas, você também pode acessar e participar das que já foram publicadas no site. Você também tem a opção de votar nas campanhas que mais gostar ou se identificar.

Aprenda os recursos de pós-produção com o Pixel Render

Pixel RenderO Pixels Render é um site de tutoriais em português para quem quer conhecer ou aprender os recursos da pós-produção.

O site surgiu da necessidade identificada de atender um publico que até então, tinha poucas opções disponíveis com esse tipo de conteúdo em português.

Através de tutoriais em vídeo, o usuário poderá aprender os métodos e processos de criação de efeitos, por exemplo, utilizando softwares de edição e composição de imagens, prioritariamente os da família Adobe e Apple.

Além dos vídeos também são disponibilizados alguns arquivos de apoio, para que o usuário possa aprimorar seus conhecimentos. Vale lembrar que apenas os arquivos de apoio podem ser baixados, os vídeos devem ser vistos online, mas isso é apenas um pequeno detalhe frente à qualidade do conteúdo apresentado no site.

É publicado, em média, um tutorial por semana no site, mas isso depende da complexidade do conteúdo abordado.

Atualmente o foco do Pixel Render é oferecer tutoriais do After Effects da Adobe mas, segundo me informou uma das pessoas responsáveis pelo projeto, futuramente a equipe poderá disponibilizar tutoriais sobre outros programas voltados à pós-produção.

Também faz parte dos planos da equipe criar cursos em DVD para serem vendidos, no entanto todo conteúdo do site permanecerá gratuito.

A equipe da Pixels Render é composta por profissionais que atuam na área de finalização e edição de vídeo, design instrucional com amplo conhecimento na linguagem pedagógica e tecnológica, profissionais de comunicação e de e-learning.

Os tutoriais da Pixel Render possuem qualidade profissional, vale a pena conferir este excelente trabalho, dificilmente encontrado em sites de tutoriais gratuitos.

“Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”

Há exatos 40 anos o homem pisou na Lua e, com esta conquista, provou que o pensamento e as realizações do homem não têm limites.

Muito do que temos hoje em dia devemos em parte à corrida espacial e em parte às guerras, pois o mesmo poder que o ser humano tem de criar coisas belas também é usado para destruir e matar.

É nesta mistura maluca de criações e destruições que o mundo evolui e escreve a história da humanidade, com vida, com morte, com amor, com ódio, com o bem e com o mal.

Em 40 anos o mundo pode observar mudanças e evoluções nunca antes vistas na história do ser humano, uma verdadeira revolução tecnológica, política, social, cultural, científica, comportamental…

Que nos próximos 40 anos, além das conquistas espaciais e dos avanços tecnológicos, nós, seres humanos, tenhamos a capacidade de reverter os males causados ao planeta Terra, pois esta sim será a nossa maior conquista!

“Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade” – Niel Armstrong

Vale a visita: NASA – Apollo 40th Anniversary (em inglês)

Links IV – 19 de julho de 2009

Veja os posts indicados durante esta semana na comunidade oficial do IV no Orkut:

Virtual Z1 – Twitzer: Escreva com mais de 140 caracteres no Twitter!

Utilnet – 10 Ferramentas online grátis (Músicas e Fotos)

Renovação Criativa – Crie suas própias animações 3d sem saber programar ou modelar nada

Blog do Catarino – Lições da novela Caminho das Índias

Curiosando – O Aprendiz: Por Onde Andam os Vencedores

Tudo Grátis – Veja as fotos postadas em blogs do mundo

Blog do Moura – Contador de Palavras

Você também pode ter seu post divulgado aqui e ao mesmo tempo na comunidade do IV no Orkut, ou seja, maior visibilidade para seu blog! Conheça as regras.

Clique aqui para enviar o link do seu post a ser divulgado no próximo domingo, 26 de julho, aqui no Informação Virtual!

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin