Archive for maio, 2009

Escolha o Blog do Mês de Maio de 2009

Chegou a hora de você escolher o Blog do Mês de Maio de 2009. Os candidatos são:

Para escolher o blog do mês basta votar na enquete que encontra-se na barra lateral deste blog. A votação vai até quarta-feira, dia 03/06/2009. O resultado será dado na próxima quinta-feira, dia 04/06/2009. Não serão contabilizados votos feitos através de comentário ou e-mail.

Vote agora mesmo e prestigie o trabalho dos blogueiros!

Blog da Semana #41

Ilustrar.orgO blog desta semana é o Ilustrar.org, do Felipe Alves.

O blog, ainda recente, é um portfólio com o excelente trabalho do autor.

O Felipe é um estudante de design gráfico que trabalha como freelancer na criação de mascotes, caricaturas e identidade visual para empresas e websites.

O que me impressionou foi a qualidade do trabalho do autor, que já criou logotipos e mascotes para alguns blogs conhecidos.

Consultei o Felipe para saber quanto ele cobraria para criar um mascote para o Informação Virtual e fiquei surpreso, pois o valor é muito menor do que eu imaginava. Só estou esperando entrar uma verba para investir nisso, pois acredito que será um excelente presente para o IV.

Então, conheça e prestigie o trabalho do Felipe Alves e, se puder, adquira um mascote ou um logotipo para seu blog, ou então uma caricatura para você ou para quem você gosta.

Espaço de Divulgação – Informação Virtual

Este espaço será destinado a todos aqueles que desejam divulgar seus projetos, de forma gratuita.

Os posts de divulgação poderão ser mensais, quinzenais ou semanais, dependendo do volume de conteúdo recebido.

Veja as regras:

Todo conteúdo enviado será avaliado. Após avaliação o conteúdo poderá, ou não, ser publicado.

De qualquer forma, será enviado um e-mail ao autor informando-lhe sobre a aprovação ou não aprovação do seu conteúdo.

No caso de o conteúdo não ser aprovado, será informado ao autor quais foram os motivos, para que ele possa fazer as devidas alterações.

Conteúdos aprovados não serão necessariamente publicados de forma imediata, tudo vai depender do volume de solicitações recebidas.

Poderão participar deste espaço qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, desde que o texto esteja em língua portuguesa e escritos corretamente, ou seja, sem erros gramaticais e ortográficos.

Imagens, vídeos e arquivos para download (PDF, DOC, PPT, etc.) não serão hospedados no Informação Virtual, neste caso o interessado deverá enviar os links das imagens e dos downloads, e os códigos de inserção dos vídeos.

Atualização (26/02/2010)

IMPORTANTE: Só serão aceitos conteúdos exclusivos, ou seja, que não tenham sido publicados em nenhum outro local, como sites, blogs, jornais, revistas, etc., e que não venham a ser publicados futuramente nestes locais. Caso seja verificada a duplicidade do conteúdo, o mesmo será retirado do Informação Virtual sem aviso prévio.

ATENÇÃO: Ao enviar o e-mail com o conteúdo que deseja divulgar, o autor deverá escrever o seguinte:

Eu (seu nome) , autorizo o autor do Informação Virtual, Rodrigo Ribeiro Neto, a reproduzir este conteúdo e me responsabilizo pelas informações nele contidas.

Caso a autorização acima não esteja no e-mail o conteúdo não será publicado.

Será incluído no final de todos os posts de divulgação o seguinte banner:


Alguns exemplos do que poderá ser divulgado:

– Promoções e concursos culturais promovidos por você através do seu blog ou site;

– Organizações Não Governamentais;

– E-books gratuitos produzidos por você;

– Projetos acadêmicos e científicos;

– Dicas e tutoriais produzidos por você;

– Ações sociais e culturais;

– Feiras e Eventos.

Alguns exemplos do que não poderá ser divulgado:

– Material ilícito ou inadequado ao perfil deste blog;

– Empresas ou projetos comerciais;

– Produtos e serviços pagos;

– Compra, venda e troca;

– Conteúdo plagiado, ou seja, aquilo que não tenha sido criado por você (textos, fotos, vídeos, etc.), salvo quando houver autorização por escrito do autor do conteúdo original.

Envie seu conteúdo para:

Se você deseja divulgar seu produto ou empresa no Informação Virtual, entre em contato para saber sobre posts patrocinados e sobre as opções de anúncio neste blog.

Planeta Voluntários – Porque ajudar faz bem!

Planeta Voluntários - Porque ajudar faz bem!“O que surpreende mais: o fato de vivermos em um mundo onde um quarto da população vive em estado de pobreza absoluta?

Ou o fato de pela primeira vez possuirmos a riqueza, a tecnologia e o conhecimento para criar um mundo livre da pobreza em menos de uma geração?”

Foi lançado no último dia 15 de maio, o Planeta Voluntários, o Maior Portal de Voluntariados do Brasil, com uma expectativa de cadastrar mais de 1 milhão de ONGs e instituições beneficentes, e do outro lado cadastrar mais de 10 milhões de voluntários.

Iniciativa:

O Planeta Voluntários é um site não governamental criada pelo empresário Marcio Aurélio Demari, da empresa Demari E Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda; o site conta com um sofisticado banco de dados que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas.

Meta:

A meta é ser o elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de organizações não governamentais e as organizações que necessitam desses voluntários para prestar serviços de melhor qualidade para quem precisa.

Relatórios da miséria no Planeta:

Fome:

Todos os dias, mais de 850 milhões de pessoas vão se deitar com fome;

dentre elas, 300 milhões são crianças. A cada cinco segundos, uma delas morre de fome.

Todo ano no Planeta, morrem de fome cerca de 30 milhões de pessoas.

Água Potável:

Globalmente, ao longo das últimas décadas, a quantidade de água potável disponível tem diminuído dramaticamente.

Há 1,6 bilhão de Km³ de água no mundo, mas, o que podemos beber é menos de 1% disso…

A poluição das águas mata hoje 2,2 milhões de pessoas por ano; mais de 75 % da reserva mundial de peixes é sobre-explorada;

E o aumento no nível dos oceanos causado pelo aquecimento global pode deslocar dezenas de milhões de pessoas.

Em 20 anos, mais de 60% da população mundial sofrerão com a escassez de água. Também segundo a ONU, na atualidade, mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água tratada.

Saneamento:

Quatro em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso nem a uma simples latrina de fossa não asséptica, e são obrigadas a defecar a céu aberto.

Aproximadamente 2 em cada 10 pessoas – mais de 1 bilhão de pessoas – não têm nenhuma fonte de água potável segura.

80% das internações hospitalares no mundo são devidas a doenças transmitidas pela água.

Como consequência, 3.900 crianças morrem diariamente em razão desta crise humanitária, totalmente evitável, porém silenciosa.

Habitação:

Atualmente, 900 milhões de pessoas vivem em assentamentos precários (favelas e áreas de risco) em todo o mundo.
A menos que a situação mude substancialmente, 1,5 bilhão de moradores de zonas urbanas serão favelados em 2020,o equivalente à população da China.
O Brasil terá 55 milhões de favelados,o que seria equivalente a 25% da população do país.
Atualmente, quase 1 bilhão de pessoas – um sexto da população mundial – vivem em favelas.

Educação:

O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de analfabetos, e metade desse número está concentrada em menos de 10% dos municípios do país.

O planeta ainda conta com 780 milhões de analfabetos.

No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples.

Levando-se em conta o conceito de “analfabeto funcional”, que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões.

Aids:

No ano passado a Aids matou 3 milhões de pessoas, e outros 4,1 milhões foram infectados – mais de 8.000 por dia, e a doença hoje infecta 40 milhões, dos quais 25 milhões vivem no continente africano. Além disso, a epidemia deixou órfãos 15 milhões de crianças,

Mais de 500 mil crianças nasceram com o HIV, o vírus causador da Aids, no ano passado.

Entre elas, cerca de 20 mil crianças brasileiras.

O número de mulheres infectadas com vírus HIV aumentou em 44% no país nos últimos dez anos.

O uso de seringas contaminadas mata 1,3 milhão de pessoas por ano no mundo todo.

Somente no Brasil existe atualmente mais de meio milhão de pessoas contaminadas com o vírus da AIDS, mas elas não sabem disso.

Os números são alarmantes também em violência, mortalidade infantil, desemprego, desmatamento, poluição, entre outros.

Quando olha para o mundo nessa perspectiva, consegue perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?

Lançado o Desafio:

O desafio do mundo é uma chamada para a ação Global, uma busca por soluções de assuntos como a pobreza, a fome e a poluição, que são visíveis onde vivemos.

A pobreza afeta a vida de 20 milhões de brasileiros. Dentre eles, as crianças, que são perto de um terço do desenvolvimento do mundo. Precisamos alimentar o futuro, melhorar o acesso à educação, desenvolver oportunidades e transformar essa cruel realidade.

Doe uma porção do seu tempo para a caridade e faça parte do time para acabar com a pobreza. Descubra como você, sua empresa ou organização podem fazer a diferença.

Todos serão mais ricos sem a pobreza.

Vamos juntos restabelecer a esperança e resgatar a dignidade daqueles que as perderam na injustiça social.

Planeta Voluntários
www.planetavoluntarios.com.br
Porque ajudar faz bem

 

Comunidade Virtual para Inventores

Você é o tipo de pessoa que adora inventar coisas ou é adepto do “faça você mesmo”? Se sua resposta for sim, você vai adorar conhecer o site Instructables (em inglês).

O Instructables é uma comunidade virtual, espécie de Orkut, formada por inventores e entusiastas do mundo da bricolagem.

Lá você vai encontrar desde projetos simples, como cinzeiros feitos com latas de cerveja ou aviõezinhos de papel, até projetos mais complexos, como um gerador eólico de energia elétrica ou um robô bípede controlado pelo computador.

Os projetos estão divididos nas categorias, arte, artesanato, alimento, jogos, verde (ecologia), casa, crianças, vida (saúde e beleza), música, variedades, projetos externos, animais, passeio, ciência, esportes e tecnologia.

Em geral, os projetos são bem explicados, com passo-a-passo, ilustrações, slides e vídeos. Além disso você ainda pode baixar o arquivo PDF com as instruções.

Os projetos também podem participar de concursos temáticos (contests), mas em alguns casos são aceitos apenas projetos dos Estados Unidos.

Para ter acesso completo ao site, e também para poder enviar seus próprios projetos, você deve fazer um rápido cadastro, que é grátis.

Eu me cadastrei no Instructables (http://www.instructables.com/member/digaospbr/) para ter acesso total aos projetos. Por enquanto ainda não criei nenhum, mas vou pensar em alguma coisa para enviar.

Para terminar, veja neste vídeo um aviãozinho de papel que possui uma excelente autonomia de vôo:

Veja aqui como construí-lo.

Blog da Semana #40

Planejando Meu CasamentoEsta semana o blog escolhido é o Planejando Meu Casamento, da Cíntia e do Cauê.

Como maio é considerado o mês das noivas, resolvi indicar um blog que, com certeza, será muito útil para quem pensa em “juntar os trapinhos”.

O Planejando Meu Casamento é um blog com jeitão de portal, pois possui uma grande quantidade de conteúdo sobre o tema, tudo de forma muito bem organizada e com uma excelente qualidade gráfica e editorial.

O blog é um guia completo sobre o assunto. Nele você encontrará dicas de trajes para o noivo, vestidos, lingeries, penteados, eventos sobre casamento, planejamento financeiro, enxoval, convite e tudo aquilo que o futuro casal precisa saber.

Portanto, se você está pensando em dizer “sim” em breve, consulte antes o Planejando Meu Casamento.

Mais informações sobre a Gripe A

Estou participando de uma campanha para divulgar as informações corretas da Gripe A e essa oportunidade está disponível no www.voluntariosonline.org.br através da vaga Divulgador de Prevenção à Gripe “A” , é bem fácil participar e ainda colabora para a divulgação correta da Gripe A.

Segue então algumas informações retiradas do portal G1 da Globo.com:

A Organização Mundial da Saúde elevou o nível de alerta para o vírus, cujo nome formal é H1N1, indicando uma “pandemia iminente”. Agora, funcionários das agências de saúde relatam que, embora o vírus esteja bem espalhado, a maioria dos casos parece ser leve. As pessoas são avisadas para não entrar em pânico, mas as escolas de algumas comunidades permanecem fechadas.
O fato da ameaça iminente estar se acalmando é uma boa notícia. Todavia, questões sobre o vírus e se ele surgirá no hemisfério Sul, ou novamente na América do Norte, no próximo outono, continuam. Aqui estão algumas respostas.

P: A gripe comum mata 150 pessoas por dia durante a estação gripal. Por que todos estão tão preocupados a respeito desse tipo específico?
R: É um vírus novo e incomum. A maioria dos vírus da gripe possui dois elementos genéticos, mas o H1N1 possui quatro: dois tipos de gripe suína, um de gripe aviária e alguns genes humanos de gripe, disse o Dr. Neil O. Fishman, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Pensilvânia. O vírus também mostrou ser capaz de infectar rapidamente muitas pessoas, como fez numa escola no bairro do Queens, em Nova York.
É um precedente histórico que alimenta a maior parte das preocupações atuais. Na pandemia de 1918, o vírus era relativamente brando quando aparece pela primeira vez na primavera. Porém ele voltou com todo durante o outono. “Isso é o que deixou muitos peritos assustados”, disse Fishman. “Quando ele retorna, existe a possibilidade de ser mais virulento.”

P: A gripe geralmente ataca os idosos e aqueles cujo sistema imunológico está comprometido. Esta variação parece infectar mais os jovens. Por quê?
R: De acordo com funcionários do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, isso pode estar relacionado aos padrões de viagens da primavera ou ao fato de que as pessoas mais velhas têm mais imunidade natural, adquirida após anos de exposição a uma variedade de vírus da gripe. Na pandemia de 1918, e na epidemia de Sars desta década, na Ásia, os vírus pareciam mais fatais em adultos jovens e saudáveis. O motivo pode ser que o sistema imunológico de uma pessoa saudável reage com força demais quando detecta um novo vírus, preenchendo os pulmões com fluido. Essa reação exagerada é chamada de “tempestade de citocinas”.
Em 1918, houve relatos de pessoas morrendo horas após desenvolver os sintomas. “Isso não acontece porque você tem uma gripe virulenta”, disse Laurie Garrett, membro-sênior para saúde global do Conselho de Relações Exteriores e autora do livro “The Coming Plague: Newly Emerging Diseases in a World Out of Balance” (Penguin, 1995). “Isso acontece porque o corpo todo fica fora de controle.”
Ela acrescentou que, mesmo com os pacientes de SARS sendo mantidos nas alas de AIDS de hospitais, pacientes com HIV e AIDS aparentemente não contraíram a doença. Isso sugere que a verdadeira ameaça era mais uma forte reação imunológica do que os sintomas do próprio vírus.

P: Estou tossindo e febril. Eu deveria ser examinado em busca da nova gripe?
R: A maioria das pessoas que exibe sintomas de gripe não será examinada em busca do H1N1. Há um número limitado de locais de exames que podem confirmar um caso. Se você tem a nova gripe, ou outro tipo de gripe, o conselho dos especialistas é o mesmo. Ligue para seu médico e veja se ele o considera um candidato a um tratamento antiviral com o oseltamivir. Em alguns casos, um médico pode solicitar um exame rápido.
“Você está melhorando ou piorando?”, disse o Dr. Michael R. Anderson, chefe de medicina do University Hospitals Case Medical Center, em Cleveland. “Se você está com a temperatura levemente elevada e tossindo há alguns dias, espere um pouco mais. Se está no segundo dia de sintomas e sua febre é de 40ºC, tosse a cada cinco minutos, ao ponto de ter problemas para respirar e falta de ar, não me importa qual o tipo de vírus – eu buscaria tratamento médico.”
Não confunda gripe com outras doenças respiratórias. Uma característica da gripe é que ela não se aproxima de você lentamente. “Faça consigo mesmo o teste da marreta”, disse Garrett. “Você está vagamente distraído e de repente parece que alguém acabou de marretar sua cabeça? Isso é a gripe.”

P: Existem motivos para se estar menos preocupado com a gripe suína agora do que há uma semana?
R: Sim. Nos últimos dias, análises de sequenciamento genético dessa gripe sugeriram que ela não é tão virulenta quanto se suspeitava. Faltam certas proteínas e aminoácidos que a tornariam tão mortal quanto outras gripes. Parece similar o bastante a outros problemas para os quais a maior parte das pessoas possui alguma imunidade. Pesquisadores começaram até mesmo a especular se a vacina contra gripe deste ano, que protegia contra uma forma da gripe H1N1, pode ter oferecido uma proteção parcial contra a versão suína.

P: Seria melhor comprar uma máscara, só por via das dúvidas?
R: Os funcionários de saúde que entrevistei não estão estocando suprimentos pessoais de máscaras para seus familiares. “Não levei nenhuma para casa”, disse Fishman.
As máscaras faciais não são especialmente eficazes contra a disseminação da gripe. O principal efeito pode ser o “distanciamento social”: máscaras afastam as pessoas umas das outras.
Se a gripe progredir para uma pandemia, a resposta mais eficaz será limitar os encontros públicos. Em 1918, por exemplo, a epidemia em St. Louis foi leve porque as autoridades fecharam escolas, igrejas e cinemas. Ao mesmo tempo, a Filadélfia, que teve uma das mais altas taxas de mortalidade, organizou uma parada militar pública no início da epidemia.
“Isso é circunstancial, mas é o tipo de pensamento que está por trás das estratégias de suavização da comunidade”, disse Fishman.

P: Agora que o susto da gripe suína parece ter se esvanecido, significa que todos nós exageramos na reação?
R: “Trata-se do clássico problema na saúde pública, tentando provar uma negativa”, disse Garrett. “Se, após uma intervenção, nada acontecer, então todos dizem, ‘Qual era o grande problema?’”
Mas o curso que a gripe suína tomará no Hemisfério Sul – e, neste próximo outono, no Hemisfério Norte – ainda não é claro. Vale considerar o que poderia ter acontecido se os funcionários de saúde pública não houvessem soado a alarme.
“Acho que o mundo todo deveria estar dizendo ‘Gracias, amigos’ aos mexicanos pelo enorme sacrifício feito por eles”, disse Garrett. “Isso pode ter brecado o que, de outra maneira, seria uma séria pandemia. Algumas pessoas vão olhar para trás e dizer: ‘Aquilo não foi ridículo? Não foi uma reação exagerada?’, mas, em New Orleans, não teríamos preferido uma reação exagerada capaz de construir barragens altas do que fazer nada e permitir a inundação da cidade?”

Seja um voluntário online você também!

Prêmio TOP BLOG

“O Prêmio TOP BLOG é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.”

O Informação Virtual está participando do Prêmio TOP BLOG na categoria Variedades.

Se você curte o Informação Virtual, dê seu voto, indique a seus amigos! É simples, rápido e não custa nada.

Conto com seu voto para colocar o Informação Virtual, pelo menos, entre os 100 top blogs.

Clique no selo para dar seu voto ao Informação Virtual

Obrigado,

Rodrigo R. Neto
Informação Virtual

Promoção de Aniversário IV – IMPORTANTE

LEIA COM ATENÇÃO

Algumas pessoas podem estar enfrentando problemas para acessar o post da promoção de aniversário aqui no blog, mesmo digitando a senha corretamente. Este problema geralmente acontece com o Firefox, não sei porque.

Se você conseguiu decifrar a senha embutida no QR-Code, mas não está conseguindo acessar o post da promoção, envie-me uma mensagem, apenas através do formulário de contato, dizendo qual é a senha, então eu enviarei de volta, para o seu e-mail, o conteúdo do post.

Devido a este fato, a promoção, que terminaria em 31 de maio de 2009, foi prorrogada para 10 de junho de 2009.

Agradeço pela compreensão.

Rodrigo R. Neto
Informação Virtual.

Blog da Semana #39

Verde NovoO blog desta semana é o Verde Novo, da Danielle Gomes.

O Verde Novo é um blog sobre meio ambiente, cujo objetivo é mostrar para as pessoas a importância de proteger a natureza diminuindo nosso impacto sobre o planeta.

No blog você vai encontrar dicas de decoração ecológica, arte, reciclagem e reaproveitamento, vida sustentável, notícias, ou seja, tudo aquilo que precisamos saber, e fazer, para melhorar o nosso mundo.

Se cada um de nós tivéssemos a atitude que a Dany teve, de se preocupar com o planeta e agir proativamente nesta causa, a Terra não estaria sofrendo tanto.

Sem dúvida o Verde Novo é blog com muito valor, não só pelo conteúdo mas, principalmente, pela causa.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin