Archive for setembro, 2008

Ops! Errei!

No post anterior, errei ao dizer que a Revista Feed-se está completando 1 ano. Na verdade, a revista foi lançada em abril deste ano, portanto está no ano 1. A informação foi dada pela Lu Monte em um comentário no post.

O que aconteceu foi que interpretei de forma errada o título no site da revista “Feed-se Ano 1 – Edição Especial Democracia”. O “cabeção” aqui entendeu que a revista já tinha 1 ano de existência. :lol:

Peço desculpas aos leitores do Informação Virtual.

Revista Feed-se completa 1 ano

A Revista Feed-se completa 1 ano e lança uma edição especial sobre democracia.

Para quem ainda não conhece, a Feed-se é uma revista digital distribuida gratuitamente em arquivo PDF. O conteúdo é produzido por um grupo limitado de blogueiros cujo objetivo é levar todo tipo de informação aos internautas que já fazem parte da blogosfera ou para quem tenha interesse em entrar neste mundo.

Acesse o site e baixe agora mesmo as edições da Revista Feed-se.

Escolha o Blog do Mês de Setembro – Ed. 2008

Chegou a hora de você escolher o Blog do Mês de Setembro – Ed. 2008. Os candidatos são:

Apesar de o Radbox Docs e o Entrevista Blogs terem sido escolhidos por mim nas últimas duas semanas de agosto, eles estão concorrendo ao Blog do Mês de Setembro, já que em agosto não foi feita uma votação como esta.

Para escolher basta votar na enquete que encontra-se na barra lateral deste blog. O resultado será dado na próxima sexta-feira, dia 03/10/2008.

O vencedor vai ganhar alguma coisa?

Bom, devido às fortes limitações financeiras do autor deste blog, o máximo que posso oferecer no momento é um link permanente na barra lateral do IV com o título Blog do Mês e um selo de vencedor do mês. Mas…

Se algum patrocinador quiser oferecer algum “mimo” ao vencedor de cada mês entre em contato, por favor.

Vote agora mesmo no Blog do Mês de Setembro – Ed. 2008.

Blog da Semana #6

Próximo Destino: Brasil!Esta semana a escolha vai para o blog Próximo Destino: Brasil!, da Susa Vieira.

O blog, sobre turismo no Brasil, possui informações sobre várias cidades brasileiras, dicas para o viajante, roteiros, promoções… Além disso, o blog possui um visual limpo com conteúdo muito bem organizado em categorias como destinos, dicas, notícias e promoções.

Por ser relativamente novo o blog ainda está em fase de crescimento, mas com certeza o Próximo Destino: Brasil! tem potencial para tornar-se um grande blog sobre turismo nacional.

Portanto, arrume suas malas e…

Boa viagem!

Clique na imagem para visitar o blog.

10 elevado a 100

O Projeto 10100 (10 elevado a 100) foi criado pelo Google, em comemoração aos dez anos da empresa, com o objetivo de reunir idéias que poderão mudar o mundo ajudando o maior número de pessoas. Qualquer pessoa pode enviar sua idéia em uma das 8 categorias disponíveis, podendo inclusive incluir um vídeo com 30 segundos de duração. No final serão escolhidos até 5 projetos e serão disponibilizados US$10 milhões para implementá-los. Se você tem uma idéia que possa ajudar a melhorar o mundo, participe!

Para conhecer os detalhes do projeto acesse o site oficial em português do Brasil: http://www.project10tothe100.com/intl/PT_BR/index.html

Veja também a linha do tempo do Google: http://www.google.com.br/tenthbirthday/#start

Informação Virtual 100 Palavras

iv100palavras

Gerado por Wordle.net

Existe vida inteligente fora do Orkut

O Orkut é a rede social mais conhecida e utilizada pelos brasileiros atualmente, no entanto existem outras opções muito interessantes tanto para uso pessoal como para uso profissional. Confira alguns exemplos:

  • Facebook – Muito similar ao Orkut, o Facebook permite a criação de comunidades, compartilhamento de fotos e vídeos, manter contato com amigos e parentes, etc. Muitos brasileiros já estão aderindo ao Facebook.
  • MySpace – Muito utilizado por bandas e músicos, o MySpace permite a hospedagem de arquivos MP3. Mas mesmo quem não é músico pode utilizar os recursos oferecidos no site para criar sua própria comunidade.
  • Via6  – Rede social brasileira onde o foco são as comunidades e perfis profissionais. No Via6 você pode cadastrar seu currículo, definir áreas de interesse, criar e participar de comunidades…
  • Ning  – Este serviço lhe dá a oportunidade de criar sua própria rede social com diversos recursos ou seja, é como se você pudesse criar seu próprio Orkut.
  • LinkedIn – Assim como o Via6, o Linkedin é um serviço voltado para usuários profissionais.

Existem diversas redes sociais na internet, além das citadas acima. Então, é só escolher a sua e convidar a galera para participar – http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_redes_sociais

Dica: Hoje em dia muitas empresas utilizam as redes sociais para contratar profissionais e até mesmo para monitorar as atividades de seus funcionários na internet, portanto, muito cuidado ao escolher uma comunidade para participar e também com o que você publica em seu perfil.

Dica de Livro #1

Todos os domingos, a partir de hoje, irei indicar livros que possam ser úteis aos leitores do IV. Afinal de contas não há dia melhor que o domingo para ler um bom livro já que a TV, especialmente neste dia, é uma m…

JOOMLA! GUIA DO OPERADOR

O consultor Joomla, Barrie North, aborda o que o leitor precisa para obter resultados – instalação, administração, organização do site, desenvolvimento de modelo e atualizações de conteúdos. Este livro começa com o design mais simples e conceitos de sistema, construindo o conhecimento passo-a-passo. Os leitores poderão – Aprender sobre a versão mais atual do Joomla! – a 1.5; Construir sites Joomla! do zero e sistematicamente; Organizar conteúdo com seções, categorias, blogs e tabelas; Criar páginas dinâmicas e navegação efetiva; Trabalhar com módulos e componentes Joomla!; Otimizar para ferramentas de busca para sites Joomla!; Estudosde caso do início ao fim – construindo um site para escola, um site para um pequeno negócio e um blog, etc.; As extensões Joomla e plugins mais valiosos – como encontrá-los e usá-los?

Editora: Alta Books
ISBN-10: 8576082047
ISBN-13: 9788576082040
Formato: Médio
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 384
Lançamento: 5/8/2008

O preço do livro, na Bestbooks.com, no momento em que este post foi escrito é de R$69,45.

*A sinopse do livro e a ficha técnica foram copiadas da loja virtual Bestbooks.com, onde este livro é vendido.

Confira também a página de “Livros” aqui do IV com excelentes dicas de leitura.

Um planetário completo em seu computador

Há alguns meses escrevi um post sobre dicas de astronomia – https://informacaovirtual.com/iv/ciencia/telescopios-e-binoculos-dicas-de-astronomia – onde citei o programa Stellarium, que será o tema deste post.

O Stellarium é uma espécie de planetário virtual, é gratuito, open source e muito fácil de usar. Possui um visual 3D incrível.

Confira suas principais características:

Céu

  • Catálogo padrão com mais de 600.000 estrelas
  • Catálogos extras com mais de 210 milhões de estrelas
  • Asterismos e ilustrações das constelações
  • Constelações de dez diferentes culturas
  • Imagens de nebulosas (catálogo Messier completo)
  • Via Láctea realista
  • Atmosfera muito realista, nascer e pôr do sol
  • Os planetas e seus satélites

Interface

  • Um potente zoom
  • Controle de tempo
  • Traduzido para várias línguas, inclusive para o português
  • Script para gravar e reproduzir sua própria mostra


Visualização

  • Grades Azimutal e Equatorial
  • Estrelas piscantes
  • Chuva de meteoritos
  • Simulação de eclipses
  • Paisagens variadas

Customização

  • Você ainda pode adicionar seus próprios objetos do céu profundo, paisagens, constelação imagens, scripts …

* O texto acima também encontra-se em inglês no site oficial do Stellarium.

Com o Stellarium você pode vizualizar o céu da sua cidade ou de qualquer outra parte do mundo. A posição das estrelas e planetas visualizados no programa é exatamente igual ao que você verá no céu noturno daquele dia, isso se não estiver chovendo. Você também pode avançar ou retornar horas, dias e anos para saber a posição das estrelas e planetas em horários e datas diferentes. Além disso você terá a descrição detalhada dos corpos celestes, poderá visualizar as constelações com seus nomes, e muito mais…

Algumas telas do Stellarium:

Sem dúvida o Stellarium é um programa muito instrutivo e ao mesmo tempo divertido. Vale a pena conferir.

O programa está diponível para Windows, Linux e Mac e pode ser baixado no site oficial do Stellarium: http://www.stellarium.org/

Blog da Semana #5

Café com QuitandasA escolha desta semana é o blog Café com Quitandas, da Roseane Mundim.

O Café com Quitandas conta com mais de 90 receitas de doces, salgados e bebidas, tudo isso com o toque especial da maravilhosa cozinha mineira.

Vale a pena visitar este blog que tem um alto valor calórico, mas que também é um dos mais saborosos da internet.

Clique na imagem para visitar o Café com Quitandas.

Bom apetite!

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin