Archive for agosto, 2008

Blog Day 2008

O que é o BlogDay?

BlogDay foi criado na convicção de que os blogueiros deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Hoje, 31/08/2008, os blogueiros recomendarão novos blogs aos seus visitantes.

O que acontecerá no BlogDay?

Durante todo o dia de hoje, blogueiros de todo o mundo farão um post para recomendar a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio blog. Os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos blogueiros.

Vou indicar os seguintes blogs para esta edição do Blog Day:

  • Idiossincrasias de Annah – Blog com foco na cultura, onde a autora expõe suas idéias;
  • Gestão Ambiental – Informações e notícias sobre o meio ambiente;
  • Café com Quitandas – Blog com diversas receitas de doces e salgados;
  • Palavras de Papel – Através de cartas fictícias, os autores do blog criam histórias muito interessantes;
  • e-promoter – Um canal de comunicação entre consumidores.

Tenham todos um excelente Dia do Blog (Blog Day)!

 BlogDay2008

Que tal aprender PHP e MySQL?

O PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas na internet. Em conjunto com o banco de dados MySQL torna-se uma poderosa ferramenta para criação de sites dinâmicos como, comunidades virtuais, blogs, e-commerce, etc.

É uma linguagem relativamente fácil de aprender, mas a pessoa interessada deve gostar de programação e se dedicar muito ao seu estudo. É importante também já ter um conhecimento razoável de HTML e lógica de programação.

A comunidade PHP na net é bem extensa e ativa. É muito fácil encontrar conteúdo de qualidade na rede, tanto para quem não sabe nada de PHP, quanto para quem já tem uma larga experiência no assunto. Além disso a literatura sobre o tema é bastante ampla também, existem livros para vários níveis de conhecimento nesta linguagem, do básico ao avançado, e que valem a pena o investimento.

A seguir alguns links e dicas de livros para você dominar o PHP/MySQL:

PHP

  • PHP – Site oficial (em inglês)
  • PHPmania.org – Portal nacional com muitos scripts gratuitos, além de tutoriais, apostilas, etc.
  • Revista PHP – Revista online com muita informação sobre o tema
  • iMasters/PHP – Seção de PHP da comunidade iMasters
  • Guanabara.info – Curso de PHP em vídeo aulas
  • iPED – Cursos Online

MySQL

  • MySQL – Site oficial do MySQL (em inglês)
  • iMasters/MySQL – Seção de MySQL da comunidade iMasters

No Orkut

Livros

Desenvolvendo Websites com PHP Entendendo e Dominando o PHP PHP e MySQL - Desenvolvimento Web

PHP para quem conhece PHP PHP com AJAX na WEB 2.0

Posts Resgatados

Segue abaixo alguns posts anteriores aqui do IV que, na minha opinião, valem a pena serem visitados.

Não se esqueça que amanhã, 31/08, é o Dia do Blog (Blog Day). Participe!

Blog da Semana #2

Entrevista BlogsEsta semana eu indico o Entrevista Blogs, da Luciana Santos. O blog já possui um acervo com mais de trinta entrevistas a donos de blogs dos mais diversos assuntos, como futebol, religião, tecnologia, moda, gastronomia…

O Entrevista Blogs é um espaço muito interessante para conhecermos não só os blogs , mas também quem os escreve. Isto torna a blogosfera menos fria, já que percebemos que ela é feita por pessoas.

Se você é blogueiro fique atento, porque o próximo entrevistado pode ser você!

Vale a pena visitar e incluir o Entrevista Blogs no seu RSS Feed.

Clique na imagem para visitar o blog.

Digital Age 2.0

Digital Age 2.0: sete especialistas internacionais já estão confirmados para a segunda edição do evento

Digital Age 2.0Conferência sobre marketing online e o futuro dos negócios com a Internet como plataforma de relacionamento será realizada nos dias 1º e 2 de outubro, em São Paulo.

Depois do sucesso da primeira edição do Digital Age 2.0, realizada em agosto de 2007, o Now!Digital Business adianta os preparativos para a conferência deste ano, que será realizada em outubro, em São Paulo. Sete especialistas internacionais já confirmaram sua participação no evento, que terá como tema “Expandindo as Fronteiras da Internet”. Na agenda, palestras e debates sobre redes sociais, mobilidade, rich media, direito autoral no século XXI, novas tendências de marketing na era digital, blog corporativos, como medir a eficiência de novas mídias.

“O Digital Age 2.0 é a conferência definitiva para discutir e entender o futuro dos negócios online, conhecer prática de marketing e comunicação efetivas para a nova geração de consumidores e encontrar novos mercados usando estratégias de Web 2.0”, explica Silvia Bassi, presidente e publisher do Now!Digital Business. Segundo ela, em sua segunda edição, o Digital Age 2.0 é mais uma oportunidade para que os profissionais brasileiros conheçam a visão e as experiências de especialistas internacionais, muitos deles pela primeira vez no Brasil. Os nomes já confirmados são:

– Larry Lessig, reconhecido como a maior autoridade mundial sobre direito autoral, eleito pela Scientific American como uma das 50 pessoas mais visionárias do mundo e um dos fundadores do Center for Internet and Society;

– Seth Godin, autor de mais de 10 best sellers e um dos mais influentes blogueiros sobre marketing e mídia no ranking Power150, da AdAge – em videoconferência exclusiva;

– Danah Boyd, “a sacerdotisa das redes sociais” como foi chamada pelo Financial Times, uma das principais autoridades internacionais no estudo de como as pessoas usam comunidades online;

– Travis Katz, diretor internacional da Fox Interactive Media e do MySpace;

– Andrew O’Dell, sócio da Pereira&O´Dell – nova agência criada pelo brasileiro PJ Pereira nos Estados Unidos – e ex-presidente de marketing interativo da AQKA, eleita a melhor agência digital do mundo pela Ad Age e Ad Week em 2008;

– Martin Piombo, vice-presidente e gerente geral do Yahoo! Connected Life para a AL.

A conferência será realizada nos dias 1º e 2 de outubro, no WTC Hotel, em São Paulo, voltada a um público formado por executivos de marketing, negócios e tecnologia, publicitários, formadores de opinião e profissionais de agências de marketing e comunicação em geral.

Mais informações em www.digitalage20.com.br

Vamos falar de gentileza

Gentileza Gera GentilezaRecebi o selo ao lado do Estúrdio Blog’s New, e agradeço muito pela gentileza. Aliás, é sobre gentileza que eu vou falar hoje neste post.

No selo que recebi tem o endereço do site Gentileza gera Gentileza. Resolvi acessar para ver do que se tratava.

Bom, a idéia do site é formar uma corrente em que pequenos atos positivos praticados diariamente por muitas pessoas possa gerar uma melhor qualidade de vida para nossa sociedade.

São atos simples como, deixar a faixa de pedestres livre para quem está a pé, deixar as praias limpas, usar “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “obrigado”, “por favor”, “desculpe” e “com licença”, etc.

Muitas pessoas ainda sentem vergonha de serem gentis, principalmente nós homens que, muitas vezes, confundimos gentileza com falta de masculinidade, certamente isto é uma “babaquice” que, em pleno século XXI, não faz o menor sentido.

Mas como ser gentil? É relativamente simples, basta não fazer com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você. Ou também, faça pelos outros aquilo que você gostaria que fizessem por você. Entendeu?

Muitas vezes reclamamos do governo, das autoridades, do sistema… No entanto, muitas atitudes para melhorar a vida das nossas cidades e também as nossas vidas, devem partir de nós mesmos.

Tem gente que reclama da corrupção no governo, mas quando um guarda para seu carro, tenta logo oferecer uns “cafézinho$” em troca de uma vantagem.

Tem gente que ao receber um troco a mais na padaria sai bem de mansinho achando que está se dando bem.

E que atire a primeira pedra quem nunca quis dar uma de “esperto”, levar alguma vantagem, dar um “jeitinho brasileiro”.

Se queremos uma sociedade mais justa e moderna, devemos sim cobrar dos nossos governantes, mas também devemos agir de forma positiva para que isto aconteça.

Parar de reclamar e começar a agir seria um grande passo.

Olimpíadas – Pequim 2008

Está chegando ao fim a maior festa do esporte mundial, as Olimpíadas de Pequim 2008.

O que eu pude observar?

  • As superpotências do esporte continuam sendo superpotências no esporte;
  • Assim como na internet, no esporte não há fronteiras;
  • O Brasil não é mais o país do futebol, é o país do vôlei, do atletismo, da ginástica…;
  • A China foi criticada por explorar crianças no esporte. Também acho errado mas, particularmente, acredito que é melhor que explorar crianças no corte da cana-de-açúcar;
  • A tecnologia está cada vez mais presente em várias modalidade esportivas, nas roupas, na alimentação, no treinamento dos atletas. Com isso, cada atleta possui um condicionamento físico específico e ideal para um determinado esporte;
  • A China deu um show na realização deste evento;
  • Infelizmente o Brasil não foi tão bem quando merecia nesta edição das Olimpíadas. Talvez esteja faltando um incentivo maior por parte das empresas privadas e do governo. Quem sabe na próxima.

E você, concorda com a lista acima? Observou mais alguma coisa? Então comente!

Blog da Semana

Hoje é sexta-feira, o dia internacional da cerveja (se for dirigir não beba) e também, à partir de hoje, o dia do Blog da Semana no Informação Virtual.

Como funciona?

Toda sexta-feira eu irei escolher um blog que tenha me agradado durante a semana e divulgá-lo aqui no IV.

Os critérios para escolha envolvem conteúdo, design, usabilidade e blogs que ainda não estejam no top da blogosfera.

Não estou discriminando os blogs populares como o InterNey, Meio Bit, Obvious, etc., que são blogs que eu curto bastante e leio com freqüência. O que eu pretendo é dar destaque para blogs de qualidade, mas que ainda estão em fase de crescimento, como o meu.Radbox Docs

Bom, a escolha desta semana vai para o Radbox Docs do Roberto Silva, um cara que me ajudou bastante a mudar a estrutura do IV, principalmente no quesito usabilidade.

O Radbox Docs é um blog voltado para a documentação de equipamentos eletrônicos. Nele você irá encontrar manuais de vários produtos eletrônicos das mais variadas marcas, além de dicas de uso de alguns equipamentos. Os pontos fortes deste blog estão na quantidade de manuais disponíveis, na usabilidade e no design. Vale a pena conferir.

Clique na imagem para visitar o blog.

Eleições Municipais 2008

Falta pouco para as eleições municipais de 2008. No dia 05 de outubro iremos escolher o Prefeito e os Vereadores que irão administrar nossa cidade pelos próximos quatro anos. A data do segundo turno, caso haja, será no dia 26 de outubro.

Nestes dias estaremos exercendo nosso direito de cidadão e fortalecendo a democracia no nosso País, algo que foi conquistado com muita luta e sofrimento.

Mas agora é o momento de avaliarmos os candidatos para podermos votar com consciência e sabedoria.

Bom, como existem muitos candidatos, resolvi criar uma pequena lista que me ajudará a fazer uma, possível, melhor escolha. Obviamente esta lista foi criada para meu uso pessoal, mas acredito que também poderá ajudar outros eleitores a fazerem suas escolhas.

Não votarei em candidatos e partidos que:

  • Emporcalharem a cidade e a garagem da minha casa com panfletos “santinhos”;
  • Causarem poluição visual (outdoors, muros pintados, faixas, cartazes…)
  • Causarem poluição auditiva (carros de som, buzinaços…)
  • Estão ou estiveram envolvidos em algum caso de corrupção;
  • Prometerem aquilo que sabemos que não irão cumprir;
  • Oferecerem alguma recompensa em troca de votos (camisetas, cestas básicas, dentaduras, dinheiro…);
  • Ofenderem outros candidatos com acusações sem fundamento;
  • Não apresentarem propostas concretas de melhorias para o Município.

Acredito que a listinha acima sirva como um filtro. Se os candidatos passarem por ele, com certeza serão excelentes escolhas para a sua cidade.

O IV mudou, mas continua o mesmo!

Aproveitando a onda do Yahoo!, resolvi mudar o visual do IV também.

Tudo bem que esta mudança no blog não teve festa, campanha de marketing, nem eclipse. Teve, no máximo, a reclamação da minha esposa, pedindo para eu dar um tempo com o computador… Acho que a mudança no visual do IV ficou legal e, espero que gostem. Ainda estão faltando alguns ajustes que aos poucos serão corrigidos.

Vou tentar deixar a barra lateral mais limpa, sem aqueles widgets que acabam deixando o blog mais pesado. Disse que vou tentar, mas não sei se vou conseguir, pois adoro encher a barra lateral de “cacarecos”.

O conteúdo não sofrerá grandes alterações, pelo menos por enquanto. Eu pensei em criar um foco mais específico para o blog, mas cheguei a conclusão que o grande barato do IV é ele ser fora de foco mesmo.

Espero sempre poder contar com sua visita!

Abraços.

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin