Archive for abril, 2008

Garimpeiros buscam metais em celulares velhos

Garimpeiros buscam metais em celulares velhos, Reuters – HONJO – Pensando em jogar fora o seu velho celular? Melhor reconsiderar. […]

470 Blogs, uma só causa!

Blog VoluntárioFoi muito legal ver o empenho dos blogueiros que participaram do Movimento Blog Voluntário, em ajudar os iniciantes em informática.

Dei uma navegada por vários blogs e percebi que realmente a galera vestiu a camisa e postou coisas muito interessantes. Eu mesmo aprendi bastente.

Apesar de o Movimento Blog Voluntário ter terminado, continuarei postando em meu blog dicas para usuários iniciantes.

Parabéns aos idealizadores do movimento e também a todos aqueles que dedicaram parte do seu tempo para levar mais informação às pessoas.

Links:

Que computador eu compro?!

Esta matéria faz parte do Movimento Blog Voluntário

Os textos em azul são links para sites que dão mais informações sobre o assunto.

Dual Core, Quad Core, AMD, Intel, Megabyte, Gigabyte… Ahhhhhhhhhh!!! É muita informação, não é?

Na maior parte das vezes nem os vendedores das lojas sabem do que estão falando. Portanto, resolvi criar este artigo para facilitar sua vida na hora de comprar seu primeiro computador.

Processador: É um dos principais componentes do computador. É nele que todas as informações são processadas. É também chamado de “cérebro” do computador. No entanto, os computadores não são, ainda, dotados de raciocínio, portanto não são inteligentes como muitos pensam. Para um usuário inciante eu indico um processador Dual Core (dois núcleos de processamento), pois os Single Core (um núcleo de processamento) já estão obsoletos. Tanto os processadores da marca Intel quanto os da AMD são excelentes.

  • GHz (gigahertz): É, basicamente, a velocidade de processamento das informações. Quanto maior este número, maior a velocidade. No entanto esta característica, sozinha, não indica a performance do processador, outros fatores também influenciam em seu desempenho. Por exemplo: um processador de 3Ghz Single Core pode ter menos desempenho que um processador de 1,8 Ghz Dual Core.

Memória RAM: É utilizada para armazenar as informações enquanto o computador está em funcionamento. Quanto maior a quantidade de memória, melhor será o desempenho da máquina ao rodar os programas e arquivos. A capacidade de memória é medida em bytes. Hoje em dia o ideal é ter no computador pelo menos 1 GB (Gigabyte) de memória.

HD (Hard Disk, Disco Rígido): É o componente onde são armazenados todos os arquivos e programas no computador. Mesmo com o computador desligado, as informações permanecem gravadas nele. A capacidade de armazenamento de um HD é medida em GB e também em TB (Terabyte). Quanto maior o número de GB mais capacidade de armazenamento o HD terá. Para um usuário doméstico eu indico um HD com pelo menos 80 GB de capacidade.

Gravador/leitor de CD e DVD: O gravador/leitor de CD lê e grava dados em discos CD que possuem capacidade de 700 MB (Megabyte), já o gravador/leitor de DVD lê e grava dados em discos CD e em discos DVD que possuem uma maior capacidade de armazenamento, 4,5 GB que equivale a 4.500 MB. Devido ao seu custo acessível, hoje em dia é recomendável ter um gravador/leitor de DVD em seu computador. Leia também sobre o padrão Blu-ray.

Placas de vídeo e som: Geralmente, num computador básico estes itens estão onboard ou seja, presentes na própria placa-mãe do computador. No entanto, se você necessita de maior desempenho em vídeo e áudio (para jogos mais avançados, animações 3D, projetos de AutoCAD, tratamento de imagens no Photoshop, produção de vídeo, produção de música, etc.) é recomendável que você opte pela instalação independente das placas de vídeo e áudio, o que chamamos de offboard.

Monitor: LCD ou RCT (tubo)? Na minha opinião a melhor escolha são os monitores de LCD, pelos seguintes motivos: economizam mais energia, não emitem radiação prejudicial à saúde, não esquentam tanto, economizam espaço na sua mesa e estão com preços acessíveis hoje em dia.

Estes são os principais itens que você deve se preocupar na hora de comprar seu computador. Pesquise bastante sobre o assunto antes de investir seu dinheiro. Converse com pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto, defina que tipos de atividades você vai desenvolver com seu computador, pois não adianta nada comprar um computador muito básico para trabalhar com tratamento de imagens e animações 3D, como também é um desperdício de dinheiro comprar um computador super avançado apenas para acessar a internet ou trabalhar com programas básicos. Adquirir computador hoje em dia, seja para trabalhar, se divertir, estudar é, sem dúvida, um excelente investimento.

Espero ter ajudado com estas dicas.

Melhorando o desempenho do seu computador

Esta matéria faz parte do Movimento Blog Voluntário

Por que meu computador está lento?

Analise os tópicos abaixo para tentar resolver este problema:

  • Esquentando muito

    • Afaste-o de fontes de calor;
    • Deixe-o em um local ventilado;
    • Substitua as ventoinhas do processador e/ou do gabinete (contrate um técnico para isto)
  • Problemas no Hardware (parte física do computador)

    • Processador lento – Substitua se possível, por um processador mais veloz (Isto deve ser feito por um técnico);
    • Pouca memória – Adquira uma memória de maior capacidade assim que for possível (um técnico também deverá ser contratado para isto);

      • Muitas vezes o custo de uma atualização (memória, processador, HD, etc.) não compensa. Neste caso o ideal é comprar um computador mais moderno.
  • Problema no Sistema Operacional (Windows XP)

    • Faça uma limpeza de disco, pois isso irá ajudar a liberar espaço no Disco Rígido (HD) ocupado por arquivos desnecessários – (Veja como fazer isto);
    • Utilize o desfragmentador de disco, pois isto faz com que os arquivos armazenados no seu computador fiquem organizados, melhorando assim o desempenho do sistema – (Veja como fazer isto);
    • Faça verificação de erros no disco para que o sistema possa detectar possíveis erros e corrigi-los, evitando assim futuras dores de cabeça – (Veja como fazer isto);
    • Em alguns casos, é necessário fazer uma restauração do sistema para que mudanças causadas por vírus ou programas instalados que estejam prejudicando o computador possam ser revertidas – (Veja como fazer isto).

Encontrei o artigo Como Restaurar o Desempenho do seu Computador com o Windows XP no site da Microsoft, que explica estas e outras formas de melhorar o desempenho do seu computador. Clique aqui para ler o artigo.

Você sabia?

Em 1946 John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo. – Fonte: Museu do Computador

Cuidados com o seu computador – Movimento Blog Voluntário

Esta matéria faz parte do Movimento Blog Voluntário

É muito comum o computador ficar lento, travar, reiniciar sozinho, não ligar… Muitas vezes, quando isto acontece, você logo pensa em chamar um técnico para consertá-lo, ou pior, jogar o computador pela janela. Muitas vezes, o motivo destes problemas é devido a falta de alguns cuidados que o usuário tem com seu equipamento. Isto acaba gerando um gasto relativamente alto com manutenção o que causa, em muitas pessoas, a perda de interesse na informática. Conheço pessoas que odeiam computadores.

Portanto, aqui vão algumas dicas para evitar que seu computador lhe cause tantas dores de cabeça.

Cuidados básicos:

  • Evite deixar seu computador em locais com muita poeira, luz solar direta sobre ele, fontes de calor, umidade ou em locais com pouca ventilação;
  • Não se deve bater no computador nem deixá-lo cair, pois isso faz com que seus componentes internos como memórias, processador, placa de vídeo, etc. se soltem. O disco rígido (HD) também pode ser danificado quando isso acontece;
  • Não ligue seu computador diretamente na tomada, use sempre um estabilizador com filtro de linha. Em caso de tempestade com raios é prudente desligar o equipamento da tomada. Caso seu computador tenha internet, desconecte dele também o cabo de telefone ou de rede;
  • Se você não tem conhecimento técnico, não abra o gabinete do computador nem tente desmontar o monitor. No caso de monitores de tubo, sua desmontagem pode oferecer risco de morte, pois sua voltagem é muito alta, mesmo com ele desligado;
  • Limpe o gabinete do computador apenas com um pano ligeiramente úmido. O monitor pode ser limpo da mesma forma, caso ele esteja engordurado ou com marcas de dedo você pode colocar uma gota de detergente neutro no pano.

Para manter o sistema funcionando direitinho, também é importante fazer uma manutenção básica de vez em quando utilizando algumas ferramentas disponíveis no próprio Windows como, limpeza de disco, desfragmentação de disco, verificação de erros, restauração do sistema… Este será o tema da nossa próxima matéria ligadao ao Movimento Blog Voluntário.

Você sabia?

Muitas pessoas chamam o gabinete do computador de CPU, o que é um erro. CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento) é o processador do computador, componente responsável por toda a parte de processamento das informações do sistema.

Ubuntu 8.0.4 está disponível

Ubuntu

Ubuntu 8.0.4 está disponível, Felipe Zmoginski, do Plantão INFO – SÃO PAULO – O site da comunidade Ubuntu disponibilizou a versão 8.0.4 do sistema operacional Linux Ubuntu. […]

Movimento Blog Voluntário

Fonte: Site do Dia Global do Voluntariado JovemDia Global do Voluntariado Jovem 2008

Blog VoluntárioO Instituto Voluntários em Ação (IVA-SC) está promovendo o Movimento BlogVoluntário, uma ação cujo objetivo é dar uma mexida na Internet e fazer o Dia Global do Voluntariado Jovem acontecer também no mundo on-line, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital.

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, blogueiros de todo o Brasil vão “postar”, em seus respectivos blogs, dicas, artigos, tutoriais, enfim, diversos materiais direcionados àqueles que têm pouca habilidade com o computador.

Imagine quantas idéias boas irão surgir com essa ação?!

E quantas pessoas serão beneficiadas.

As inscrições e demais informações necessárias aos blogueiros interessados em participar estão no site www.blogvoluntario.org.br.

Complementos:

– O ato de vários blogueiros postarem no mesmo dia sobre um assunto combinado é chamado de blogagem coletiva ou blog carnival

– O Movimento Blog Voluntário tem relação direta com os 8 Jeitos de Mudar o Mundo,proposto pelas Nações Unidas. Ele se encaixa na proposta de número 8: “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.

Mais em Dicas de ações

Comunidade Web 2.0 no Via6

Se você é um profissional da internet, não pode deixar de conhecer e participar da comunidade Web 2.0 no Via6.

A comunidade conta atualmente com 302 membros e possui diversos tópicos sobre o assunto, vagas de emprego, links, notícias.

O sistema Via6 é uma espécie de Orkut, só que focado no desenvolvimento profissional. Para saber mais sobre o Via6 acesse: http://www.via6.com/sobre.php

Microsoft finaliza SP3 do Windows XP e revela prazos de divulgação

Por IDG News Service/EUA
Publicada em 22 de abril de 2008 às 11h05

Framingham – Terceira e última atualização do sistema operacional é entregue a fabricantes e chega ao público a partir de 29 de abril.

Como esperado, a Microsoft anunciou na segunda-feira (21/04) que terminou o desenvolvimento do Service Pack 3 para o Windows XP e divulgou a atualização para fabricantes de microcomputadores e responsáveis por licenciamentos em volume.

Leia a matéria na íntegra…

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 22 de abril de 2008 às 09h08
Atualizada em 22 de abril de 2008 às 09h13

São Paulo – Sentença, publicada por Alexandre Inagaki, pede bloqueio de apenas um blog e pressiona Abranet contra restrição do serviço no Brasil.

Os argumentos da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet) para justificar um suposto bloqueio da plataforma de blogs WordPress no Brasil estão caindo.

Após a organização voltar atrás e admitir que provedores podem bloquear acesso a apenas um endereço, a publicação da sentença de Justiça enviada aos provedores pelo grupo comprova que a decisão jurídica do caso pede a restrição apenas do blog envolvido no litígio, não de todo o serviço no Brasil.

Leia a matéria na íntegra…

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin